II Guerra Mundial

O mais cruento conflito da história da humanidade, a II Guerra Mundial redefiniu as fronteiras geopolíticas do mundo e iniciou a divisão entre os mundos socialista e capitalista. Iniciou-se em 1.º de setembro de 1939 e durou até 2 de setembro de 1945. Calcula-se que morreram mais de 50 milhões de pessoas durante a conflagração entre dois blocos opostos: os Aliados e o Eixo. As principais batalhas foram as seguintes:


Hiroshima e Nagasaki

Em 6 de agosto de 1945, por volta das 8h15 da manhã, um clarão iluminou o céu da cidade de Hiroshima, que ficou totalmente arrasada por uma arma nova e devastadora: a bomba atômica, jogada pelo avião americano Enola Gay. Batizada como little boy, a nova arma, com poder equivalente a 12 mil toneladas de TNT, matou cerca de 140 mil pessoas. Era o "troco" dos americanos ao ataque japonês à base de Pearl Harbor, três anos antes, e um aviso a futura rival URSS que eles dominavam a tecnologia da mais mortífera arma jamais criada. Nagasaki receberia o mesmo castigo três dias depois.
Soldados Americanos Na Normandia

Dia D

O dia 6 de junho de 1944 ficou conhecido como Dia D e marcou o início da derrota do ditador alemão Adolf Hitler no setor ocidental do conflito, que se completou com a vitória do Exército Vermelho, da URSS, sobre o exército nazista no setor leste. Os aliados desembarcaram 155 mil soldados nas praias da Normandia para combataer os alemães. Era a Operação Overlord, que iludiu a vigilância dos exércitos nazistas.

Batalha de Stalingrado

Esta batalha pela posse da estratégica cidade soviética foi uma das mais cruéis e decisivas da guerra. Representou, apesar da desproporção de recursos entre alemães e soviéticos, a primeira grande derrota alemã e a virada no curso da guerra, até então favorável ao exército nazista. A "cidade heróica" foi sitiada por um exército de 340 mil homens. Inferiores aos nazistas em número de soldados e armamentos, os russos opuseram uma resistência desesperada. Bombardeada, Stalingrado ficou reduzida a escombros, mas não se rendeu. Comandados pelo marechal Ivan Jukov, os exércitos soviéticos contra-atacaram e cercaram as 22 divisões alemãs. Mais de 90 mil soldados nazistas caíram prisioneiros.

Soldados Alemães

Batalha da Inglaterra e da França

Para tentar os seus principais rivais europeus, Hitler usou da dissimulação. A França foi atacada na fronteira com a Bélgica, que era desprotegida pela linha Maginot, conjunto de fortificações que defendiam o país. Os generais nazistas nem precisaram se

Soldado Britânico
aproximar da Linha Maginot, em um rápido ataque no qual tropas franco-inglesas foram obrigadas a se retirar. Batida, a França viu, para sua vergonha, os exércitos alemães passarem sob o Arco do Triunfo. Em seguida, se instalou o governo colaboracionista do marechal Philipe Pátain, com oficiais e políticos fascistas no comando. A Inglaterra foi atacada na Operação Leão Marinho. A artilharia alemã bombardeou as costas inglesas a partir do porto francês de Calais, enquanto aviões jogavam bombas sobre Londres e outras cidades. A Royal Air Force, força aérea britânica, reagiu e conseguiu expulsar os inimigos. Hitler acabou desistindo da invasão de seu principal inimigo na Europa. 

Nenhum comentário: